sexta-feira, 3 de setembro de 2010

“O ASILO”


Os sucaneiros do estado já têm 27 anos de trabalho e com a idade pegando, as rugas aparecendo, os cabelos, barbas e bigodes ficando brancos, começou a gozação. É claro que é tudo em tom de brincadeira e nas equipes tudo é motivo de riso. Alguém inventou que uns ou outros colegas pintam o cabelo e o bigode pra parecerem mais jovens e quando este alguém é visto, esteja onde estiver é motivo de sarro e alguém já brinca:
-A nugget pegou. (nugget é a pasta preta de lustrar sapatos)
Outros dizem:
- Cabelo bem preto, nem uma ruga no rosto, tudo funcionando normal.
Aí pensei em como seria uma festa com esse frio que faz no estado daqui a mais alguns anos entre nós colegas. Quem chegasse já veria de longe escrito na parede por algum velhinho safado:

“ASILO DA COORDENADORIA”.

Todos que chegavam estavam de manta, sete blusas ou mais, toca ou boina no cocuruto pelado e oito pares de meia nos pés. Na festa teria quentão e muito amendoim. Bolo de amendoim, pastel de amendoim, galinhada de amendoim, amendoim misturado com amendoim. Teria pescaria e o premio maior seria ficar do lado do fogão a lenha por duas horas se esquentando ou no caso de ser de dia o premio seria sentar numa réstia de sol por toda à tarde. À noitinha, já com todo mundo faceiro de tanto quentão teria um arrasta-pé, (os véinho arrastando os pés mesmo) e todo mundo se queixando um pro outro sobre as dores do corpo:
-To com torcicolo. Meu joelho não dá pra agüentar esta noite e que dor no bico de papagaio.
Outros já não agüentando ir ao banheiro a tempo se mijando nas bombachas, outros faceiros dançando e peidando ao mesmo tempo no ritmo de uma vaneira bem largada. Lá no canto um grupinho de uns seis ou sete relembrando do passado:
-Como eram bons os velhos tempos, aí por 2010, 2011, né, colegas? Pena que a maioria já não ta mais com nós, faleceram quase todos.
Outro dirá:
-Olhem a viúva do fulano, ta enxuta ainda. Já casou de novo a danada, nem esperou o colega esfriar no túmulo. Casou com um bem mais novo. Chegaram naquele carrão do ano, devem ter recebido os 28%, as diárias atrasadas ou alguma coisa que o falecido tinha na justiça, tu viu?
- Pois é, ta cheio de viúva aqui, colegas é que têm poucos. Muitos se mudaram...
- Pra baixo da terra... – responderia um terceiro colega.
- Acho que vou embora, já ta tarde, são 7.30 da noite. Tão me doendo todos os ossos do corpo. Boa noite, colegas.
Assim que ele saísse, arrastando os pesinhos o outro cochicharia:
- Ta em fim de carreira. A compulsória o pegou, não irá longe também, né?
- Pois é, ta pouco o time de sucaneiros... Vamos se aquenta no fogo, coleguinha, ta frio pra cachorro.
- Brrrrrr....



Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Santa Rosa, Rio Grande do Sul, Brazil
Funcionário Público federal que andou 29 anos por esse interior do Rio Grande do Sul

Arquivo do blog

Seguidores

Total de visualizações de página