“O ASILO”
Os sucaneiros do estado já têm 27 anos de trabalho e com a idade pegando, as rugas aparecendo, os cabelos, barbas e bigodes ficando brancos, começou a gozação. É claro que é tudo em tom de brincadeira e nas equipes tudo é motivo de riso. Alguém inventou que uns ou outros colegas pintam o cabelo e o bigode pra parecerem mais jovens e quando este alguém é visto, esteja onde estiver é motivo de sarro e alguém já brinca:
-A nugget pegou. (nugget é a pasta preta de lustrar sapatos)
Outros dizem:
- Cabelo bem preto, nem uma ruga no rosto, tudo funcionando normal.
Aí pensei em como seria uma festa com esse frio que faz no estado daqui a mais alguns anos entre nós colegas. Quem chegasse já veria de longe escrito na parede por algum velhinho safado:
“ASILO DA COORDENADORIA”.
Todos que chegavam estavam de manta, sete blusas ou mais, toca ou boina no cocuruto pelado e oito pares de meia nos pés. Na festa teria quentão e muito amendoim. Bolo de amendoim, pastel de amendoim, galinhada de amendoim, amendoim misturado com amendoim. Teria pescaria e o premio maior seria ficar do lado do fogão a lenha por duas horas se esquentando ou no caso de ser de dia o premio seria sentar numa réstia de sol por toda à tarde. À noitinha, já com todo mundo faceiro de tanto quentão teria um arrasta-pé, (os véinho arrastando os pés mesmo) e todo mundo se queixando um pro outro sobre as dores do corpo:
-To com torcicolo. Meu joelho não dá pra agüentar esta noite e que dor no bico de papagaio.
Outros já não agüentando ir ao banheiro a tempo se mijando nas bombachas, outros faceiros dançando e peidando ao mesmo tempo no ritmo de uma vaneira bem largada. Lá no canto um grupinho de uns seis ou sete relembrando do passado:
-Como eram bons os velhos tempos, aí por 2010, 2011, né, colegas? Pena que a maioria já não ta mais com nós, faleceram quase todos.
Outro dirá:
-Olhem a viúva do fulano, ta enxuta ainda. Já casou de novo a danada, nem esperou o colega esfriar no túmulo. Casou com um bem mais novo. Chegaram naquele carrão do ano, devem ter recebido os 28%, as diárias atrasadas ou alguma coisa que o falecido tinha na justiça, tu viu?
- Pois é, ta cheio de viúva aqui, colegas é que têm poucos. Muitos se mudaram...
- Pra baixo da terra... – responderia um terceiro colega.
- Acho que vou embora, já ta tarde, são 7.30 da noite. Tão me doendo todos os ossos do corpo. Boa noite, colegas.
Assim que ele saísse, arrastando os pesinhos o outro cochicharia:
- Ta em fim de carreira. A compulsória o pegou, não irá longe também, né?
- Pois é, ta pouco o time de sucaneiros... Vamos se aquenta no fogo, coleguinha, ta frio pra cachorro.
- Brrrrrr....
Nenhum comentário:
Postar um comentário